Na sinagoga



Saí bem cedo de casa e fui encontrando alguns amigos no caminho da sinagoga. Era sábado, um dia belíssimo, mas existia uma murmurinho que algo estava acontecendo na prece matinal. Corremos e nos colocamos bem a frente da Tebá (local onde se coloca a Torá para leitura).
Notei a presença de Jesus, filho de José, carpinteiro conhecido na nossa região. Dizem que andam tendo problemas com seu filho. A família acha que enlouqueceu de vez e está totalmente fora de si! Escutei por aí que o filho de José expulsa demônios, cura enfermos, faz cego voltar a enxergar. Sei não, parece coisa de satanás. Tenho pena dessa família tão digna. O que eles fizeram para o SENHOR castiga-los tanto assim ?
Certa altura, Jesus se levantou, abriu a Torá e leu um trecho do profeta Isaías:
"O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos e restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor."
Cerrou o livro, entregou ao ministro e sentou-se.
Por um momento ele fitou toda sinagoga, parecia bem calmo e transmitia isso para todos nós. Não parecia ser a mesma pessoa que comentavam. Fez uma oração curta e concluiu: "Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos". E continuou falando sobre os profetas que não foram reconhecidos na sua terra natal, entre outras coisas. E quanto mais falava, mais a sinagoga ia se revoltando. Alguns discutiam com ele, se queixavam, falavam de José, procuravam desqualifica-lo de toda forma.
Eu estava atônito, não conseguia me mexer, nem pensar. Ainda estava mastigando aquela situação. Quando me recompus, o filho de José já estava fora da sinagoga. Me disseram que tiraram ele de lá aos empurrões e que havia seguido um caminho para Cafanaun. Era inacreditável! O filho de José se autoproclamou o Messias na frente de todos! Eu não conseguia parar de pensar nisso. Enquanto meus amigos só pensavam em mata-lo, eu queria conhece-lo.
Passei a noite em claro, chorando. Nunca mais fui o mesmo, minha esposa e meus filhos não entendem o que sinto. Acham que enlouqueci, e talvez esse seja o resultado de estar na frente de Jesus, o Messias. Devo estar fora de mim mesmo, porque estou Nele.

Baseado em Lucas 4:17-30